quinta-feira, 8 de agosto de 2013

IV CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA. O CTG GALPÃO DA PEONADA estava lá( membro MTG )


Hoje (08-08) acontece(u) no Espaço Municipal de Cultura de São Lourenço do Sul a IV Conferência Municipal de Cultura. Organizada pela Coordenadoria de Cultura e o Conselho Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico, a conferência, que teve início às 9h, será seguida de apresentações culturais, leitura e do regimento interno da conferência.

Após a abertura oficial foram discutidos os itens do painel expositivo dos eixos temáticos: implantação do Sistema Nacional de Cultura, produção simbólica e diversidade cultural, cidadania e direitos culturais, e cultura e desenvolvimento. Em seguida será elaborada uma proposta estratégica a partir dos debates destes eixos.

No período da tarde, a partir das 13h30 haverá apresentações artísticas, o compartilhamento dos resultados dos debates e as prioridades estabelecidas, bem como haverá espaço para debate sobre o Sistema Municipal de Cultura. Durante a tarde também serão eleitos os delegados para a III Conferência Estadual de Cultura, com encerramento também de apresentações culturais do município.Redator: Tradição Regional (Permitimos a reprodução total ou parcial da matéria desde que citada fonte).



O Decreto nº 3.828, convoca a IV Conferência Municipal de Cultura de São Lourenço do Sul, e dá outras providências.” 
Art. 1º. Fica convocada a IV Conferência Municipal de Cultura de São Lourenço do Sul, a realizar-se no dia 08 de agosto de 2013, sob a coordenação da Coordenadoria Municipal de Cultura.
Art. 2º. A IV Conferência Municipal de Cultura de São Lourenço do Sul é etapa integrante da V Conferência Estadual de Cultura e da III Conferência Nacional de Cultura e realizará seus trabalhos a partir do tema central: “Uma política de estado para a cultura: desafios do Sistema Municipal de Cultura”.
Art. 3º. A IV Conferência Municipal de Cultura de São Lourenço do Sul tem por objetivos:
I. Estimular a adesão aos Sistemas Estadual e Nacional de Cultura;
II. Diagnosticar a situação do Sistema Municipal de Cultura;
III. Elaborar um Plano de Ações Estratégicas para a Cultura no Município;
IV. Estimular a implantação/consolidação do Sistema Municipal de Cultura;
V. Estimular a elaboração de políticas culturais a partir das dimensões simbólicas, cidadã e econômica da cultura;
VI. Estimular o planejamento de políticas, projetos e ações municipais para a cultura com a participação e o controle da sociedade civil;
VII. Eleger delegados para Conferência Territorial de Cultura;
VIII. Eleger um delegado da sociedade civil para a Conferência Estadual de Cultura.




          O CTG Galpão da Peonada apresentou à coordenação da IV CONFERÊNCIA MUNICIPAL de CULTURA do Município de São Lourenço do Sul e aos membros do grupo II de debates /Educação do Município e para o final( plenária ) defendeu algumas das propostas apresentadas pelo grupo .


Uma das PROPOSTAS a ser levadas entre outras para a Conferência ESTADUAL de Cultura :


O   cumprimento do percentual mínimo de aplicação em cultura pelo Estado( Gestor ), com avanço e aumento para os próximos exercícios fiscais/orçamentários.

  Institucionalmente se escuta falar em Educação e Cultura, sempre ligadas, mas reconhecidamente não existe percentuais significativos que possam ser investidos publicamente na cultura. A iniciativa privada investe de várias formas, inclusive agora com o estímulo ao Vale Cultura, mas espera-se que os Poderes públicos também façam investimentos mais significativos nesta área tão carente. 


PROPOSTAS DO CTG GALPAO DA PEONADA apresentadas ao grupo II sobre Produção simbólica e diversidade Cultural


DENTRO DO ITEM 1 DO GRUPO II :

PROPOSTA I - Criação de programa municipal de sustentação de projetos culturais, com procedimento padrão, idôneo, neutro para que todas as entidades, grupos e organismos ligados a cultura/etnia/valores culturais, no sentido de captar recursos e oferecer instrutores( profissionais habilitados ).

- NO programa a municipalidade deve garantir o suporte técnico nos primeiros dois anos para a formulação dos projetos e desburocratização, dando acesso aos recursos públicos na orbita privada, estadual, federal e municipal.


PROPOSTA II - A garantia de espaço igual para todas as etnias que formaram o município, dentro das feiras comerciais, industriais, coloniais com vistas a criação paralela dentro de um FUTURO ESPAÇO EXPOFEIRA-EVENTOS de espaços iguais para a divulgação dos diferentes valores culturais/étnicos, costumes, gastronomia, danças.... ( Casa pomerana, germânica, afro, portuguesa, espanhola, etc...)

Seria a nossa Feira da diversidade etnico cultural municipal ou regional.

DENTRO DO ITEM 2 DO GRUPO II :

PROPOSTA I.- DESCENTRALIZAÇÃO dos projetos culturais. Investimentos nos Bairros, vilas, aglomerados urbanos e rurais em oficinas teatrais( expressão corporal ), oficinas de danças( expressão corporal ), oficina de música, corais, escrita, contos, bandas musicais, locução comunicativa, especialmente ligado ao público jovem e infantil .

DENTRO DO ITEM 3 DO GRUPO II:

PROPOSTA 1 - Função social das áreas públicas, para espaços culturais nas praças dos bairros e aglomerados no interior e SINAL GRATUITO DE BANDA LARGA( wireless) nestes lugares.

Qualquer jovem, idoso ou cidadão ligado a uma entidade cultural ou de associação de moradores poderá contar com instrução mínima e acesso gratuito ao mundo da comunicação on line( interatividade humana ).

Dentro desta motivação e estímulo a cultura entra com elemento agregador de conhecimento.

DENTRO DO ITEM 4 : Valorização do patrimônio cultural e proteção ao conhecimento dos povos e comunidades.

PROPOSTA 1.- Mapeamento dos sítios arqueológicos, dos prédios históricos, das comunidades antigas, definição da formação étnico cultural, estimulo a criação e manutenção dos Museus.

Subitem - a criação de um museu municipal no Espaço portuário como forma de contemplar toda a herança cultural, econômica e étnica, protegendo os conhecimentos adquiridos pelos povos e comunidades dentro do espaço.


__________________________________
CTG Galpão da Peonada - Patrão Adelar Bitencourt Rozin

Nenhum comentário:

Postar um comentário