terça-feira, 25 de junho de 2013

A PRIMEIRA REUNIÃO - FUNDAÇÃO do CTG Galpão da Peonada de São Lourenço do Sul

Primeira ATA - "Aos vinte e três dias do mes de marçol de 1986 reuniram-se na comunidade Nossa Senhora Aparecida as seguintes pessoas:- AURICO CENTENO; - JOSE NESTOR ALVES; - CARLOS JESSY FARIAS CORREA; - MANOEL LUIS CORREA e JOSÉ BRASIL BORGES, com a finalidade de fundar  um CTG.   
Depois  de muito debate  ficou combinado que cada um dos presentes tem a liberdade de convidar pessoas  de nível social de boa conduta e sem distinção de cor, por que neste CTG será para unir as pessoas dentro da Tradição  e dentro de um respeito  social e familiar. Sem mais nem um assunto a ser tratado Eu momentaneamente Aurico Centeno e os demais presentes assinamos." No Estatuto, por lapso constou(23-04-1986 ).

Contam os associados fundadores ainda vivos que ainda existia na década de 80 muita discriminação e preconceito em relação aos operários, as pessoas mais humildes e aquelas de origem afrodescendente. 

Havia alto grau de restrições implícitas e até explícitas em relação a estas pessoas, tanto nos Clubes Sociais como em  Centro de tradição, da época. Assim sendo, alguns desbravadores e sonhadores resolveram criar uma espaço bem popular e familiar de recreação dentro dos princípios do movimento tradicionalista gaúcho( liberdade, fraternidade e igualdade), conhecido hoje por Galpão de Peonada.
A primeira semana farroupilha foi realizada embaixo de uma lona com simplicidade mas muita alegria e união.

Em 2013, ainda vivem alguns dos associados fundadores que são testemunhas desta época não muito distante. Na atual Patronagem, 2013 a 2015, estão presentes Aurico   Centeno( capataz), Carlos Jessy Correa(capataz), José Nestor Alves( Vaqueano) e Patrão de Honra Arnaldo Miranda, todos colaboradores do Patrão Adelar Bitencourt Rozin.

Um comentário: