segunda-feira, 5 de agosto de 2013

RONDAS da SEMANA FARROUPILHA 2013, no CTG GALPAO DA PEONADA !

C.T.G. Galpão da Peonada 
Lema: “A União dos Operários com as Tradições Gaúchas”, Rua Jacob Rheingantz nº 2321, São Lourenço do Sul – RS, Fund. 23-031986

ctggalpaodapeonada@gmail.com, 

Convite  n.° 01/2013
São Lourenço do Sul/RS, 14 de julho  de 2013

CONVITE

  A Patronagem do CTG Galpão da Peonada tem a honra de convidá-los(as) para os Festejos Farroupilhas 2013, em homenagem e memória aos heróis farrapos que sonhavam com mais liberdade, fraternidade, igualdade e autodeterminação de um povo.
  A abertura será dia 13 de setembro a partir das 23 horas( sexta feira ) e o encerramento dia 20 de setembro as 24 horas..
  Conforme Lei 4850/64 com alterações da lei 8715/88, Dec. 33224/89 tem preferência escolas de 1º e 2º graus das redes estadual, municipal e particular de ensino, Unidades ou Contingentes da Brigada Militar, Centros de Tradição Gaúcha, Entidades associativas ou particulares de caráter culturais e desportivas que dela queiram participar.
  Resposta de confirmação pelos emails – ctggalpaodapeonada@gmail.com e advogadorozin@gmail.com para que possamos realizar a programação oficial.    Na resposta, por gentileza, colocar os nomes dos responsáveis, telefone e email. Após sorteio público será enviada a resposta para o email indicado e publicada no Mural do CTG.
  Se necessário, as rondas poderão ser compartilhadas com mais de uma entidade, conforme sorteio.
  Certos de podermos contar com sua presença, desde já a Patronagem agradece.
     Atenciosamente

                                        Adelar Bitencourt Rozin - Patrão
Carmem Moiano
Sota Capataz ( Secretária )
RESULTADO do SORTEIO ( dia 05-09-2013 no CTG  ) das RONDAS das partes que manifestaram interesse:

1ª RONDA - 24 h do dia 13/09 até as 24 h do dia 14/09  - PIQUETE MULHER GAÚCHA;

2ª RONDA - 24 h do dia 14/09 as 24 h do dia 15/09 - PIQUETE BARRINHA ( CARAÁ ) .

3ª RONDA - 24 h do dia 15/09 as 24 h do dia 16/09 -  CAMARA MUNICIPAL DE VEREADORES(  Vereadores e servidores )

4ª RONDA - 24 h do dia 16/09 as 24 h do dia 17/09 - PIQUETE VÔ NADINHO.

5ª RONDA - 24 h do dia 17/09 as 24 h do dia 18/09 -  PIQUETE CHAMA CRIOULA  & PIQUETE TRABALHADORES MERCADO IEPSEN

6ª RONDA - 24 h do dia 18/09 as 24 h do dia 19/09 - AS INVERNADAS  do CTG

7ª RONDA - 24 h do dia 19/09 as 24 h do dia 20/09 - A PATRONAGEM



Lista dos Convidados :

1. PATRONAGEM 
2.PIQUETE ALMA CAMPEIRA 
3.PIQUETE ANITA GARIBALDI 
4.PIQUETE BOLEADEIRAS DE PRATA 
5.PIQUETE CAVALEIROS DO CTG GALPÃO 
6.PIQUETE CHICO CARANCHO 
7.PIQUETE DA CAMPONESA 
8.PIQUETE RAÇA GAUCHA 
9.PIQUETE SUPERMERCADO JEPSEN 
10.PIQUETE MULHER GAUCHA 
11.BRIGADA MILITAR 
12.POLÍCIA CIVIL 
13.CTG SEPE TIARAJU 
14.CTG LAÇOS DA AMIZADE ( sítio ) 
15.Piquete/DTG Darcy da Rosa 
16.SMEC MUNICIPIO – ESCOLAS MUNICIPAIS 
17.ESCOLA ESTRELA DO MAR 
18. ESCOLA ESTADUAL WALTER THORFERN 
19.ESCOLA ESTADUAL CRUZEIRO DO SUL 
20.ESCOLA ESTADUALTÉCNICA AGRÍCOLA 
21.PREFEITURA MUNICIPAL GESTOR/SECRETÁRIOS( educação/cultura) 
22.SIMUSSUL e SERVIDORES PÚBLICOS 
23.CENTRO DE ESCRITORES 
24.ACI 
25.CAMARA MUNICIPAL DE VEREADORES 
26.SANTA CASA DE MISERICORDIA 
27.MOTO(S) CLUBE(S) 
28.PIQUETE VO NADINHO 
29.MP 
30.OAB 
31.PODER JUDICIÁRIO( Forum ) 
32.PIQUETE BARRINHA ( CARARÁ ) 
33.PIQUETE CHAMA CRIOULA 
34.INVERNADA ARTISTICA DO GALPAO DA PEONADA 
35.PIQUETE TRABALHADORES MERCADO IEPSEN

CHAMA CRIOULA, as RONDAS e um  breve resumo histórico :

   Como haviam decidido, no dia 7 de setembro, à meia noite, antes de extinto o "fogo Simbólico da Pátria", Paixão Cortes, na companhia de Fernando Machado Vieira e Cyro Dutra Ferreira, retirou a hoje cinqüentenária "Chama Crioula", que ardeu em um candeeiro crioulo até a meia noite do dia 20 de setembro, quando foi extinta no Teresópolis Tênis Clube, onde se realizava o primeiro Baile Gaúcho, por eles organizado.
  Durante a Ronda Crioula, os jovens pioneiros realizaram intervenções em programas da Rádio Farroupilha, entraram em contato com o escritor Manoelito de Ornelas , o qual noticiou os acontecimentos da Ronda pelo Jornal Correio do Povo, e Porto Alegre.
 Com a Ronda, outros jovens companheiros foram se agregando às comemorações: Barbosa Lessa, Wilmar Santana, Glaucus Saraiva, Flávio Krebs, Ivo Sanguinetti e outros tantos. Após o sucesso da Ronda, mas principalmente pela decisão tomada em manterem-se unidos para matear e prosear , o que se realizava na casa de Paixão Cortes.

INCLUSÃO dos ESCOTEIROS da PATRULHA do QUERO-QUERO

  Barbosa Lessa, após entrar no movimento, soube que havia um grupo querendo fazer algo semelhante, e que eram liderados por Hélio José Moro. Buscou articular uma reunião para unificação de idéias. Da conversa mantida, realizada num bar existente no subsolo do Cine Victória, ficou claro o desejo do outro grupo, escoteiros da Patrulha do Quero-quero e da Maçonaria, dos quais participava Glaucus Saraiva: desejavam um grupo fechado, com 35 pessoas, em homenagem a Revolução de 1835. Enquanto isso, o grupo do "Julinho" queria um fogo-de-chão, onde pudessem tomar um chimarrão e uma entidade mais aberta, disponível para a sociedade; - também haviam àqueles que queriam o acesso somente de campeiros, mas todos tinham um objetivo comum: defender as nossas tradições.

  Como mostram as atas das primeiras charlas, as divergências eram muitas, prolongando-se, umas, por alguns anos. Quando a rapaziada estava com os ânimos exaltados, tinha papel importante as interferências moderadoras do Tio Waldomiro Souza, poeta gabrielense, e de Olavo Fay Macedo.

  Apesar das divergências, Lessa afirma que todos tinham vontade férrea para levar as coisas adiante, tanto que produziram um calendário em que definia março como a data da fundação, o que veio a acontecer em 24 de abril de 1948.

CTG 35 - A PRIMEIRA entidade  do Movimento( MTG ) e os motivos :

   Os fundadores do "35" CTG eram, na maioria, jovens estudantes vindos da campanha para a capital, com o desejo de melhorar e adquirir novos conhecimentos. Procuravam criar um espaço onde pudessem, num grupo de iguais, por momentos, reviver suas origens do campo, trazidas junta a sonhos e livros, mas marcando, também, uma resistência diante da possível deterioração da sua identidade cultural. Por corresponder ao desejo e à índole do povo gaúcho, tão agredidos, no pós II Guerra Mundial, por culturas alienígenas e pelo centralismo do poder vigente no Estado Novo, onde não era possível expressar sentimentos regionais, o modelo de entidade criado e apresentado pelo "35" caiu como uma luva desejo de resgate da identidade ameaçada, e servindo como sementeira que se multiplicava, a cada instante, com a criação de novas entidades.
   A importância do "35" no contexto do Movimento Tradicionalista Gaúcho não está por ter sido a primeira entidade a ser criada, até por que muitas outras lhe antecederam na história, mas sim pelo modelo apresentado, o que levou ao desenvolvimento de um movimento social, tradicionalista, de forma organizada, do qual muito se espera, dentro e além fronteiras do Rio Grande do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário