terça-feira, 25 de junho de 2013

Patrão do CTG Galpão da Peonada visita e se aconselha com Telmo de Lima Freitas

O novo Patrão do CTG Galpão da Peonada de São Lourenço do Sul, juntamente com amigo do tradicionalista do Município de Butiá visitam o Compositor, Músico e ícone   da arte e cultura do Estado do Rio Grande do Sul, Telmo de Lima Freitas, também um orgulho para o movimento tradicionalista gaúcho.

Dia 22 de junho de 2013  Telmo de Lima Freitas, carinhosamente e humildemente do alto de sua nobreza humana nos recebeu em seu Templo galponeiro. A visita se estendeu desde as 10 h até as 13 e 30 h.

Adelar Bitencourt Rozin aproveitou a visita para  entregar o convite  para jantar fandango dia 06/07 de julho e compartilhar a notícia sobre a cerimônia de posse da nova patronagem do CTG.

No alto dos seus 81 anos de idade, Telmo faz jus ao seu rico repertório e nos brindou com conselhos, ótimos causos e uma visão maravilhosa de um Galpão de chão batido que causa inveja a muitos museus da história e cultura gaúcha.

Durante a roda de chimarão e as conversas, o animalzinho de  estimação de Telmo sempre por perto. O bicho de estimação é um Burro, conhecido e carinhosamente chamado de Biguá.

Entre os diversos assuntos tratados, Adelar Rozin levou a conhecimento  e pediu apoio a Telmo para defender alguns pontos perante o MTG na próxima convenção Estadual em Julho próximo. Primeiro salientou a importância  do MTG e os CTGs apoiarem as artes cênicas(teatro) nas invernadas artisticas para ajudar a retratar e reproduzir por meio de imagens e cenas os costumes, folclore, história , lendas, contos e causos da cultura gaucha, envolvendo os jovens, as redes sociais e os sistemas multimídia de divulgação. Em segundo ponto, pediu ao cidadão São Borjense ajuda para defender a entrega de uma placa de agradecimento ao Papa Francisco I pelos relevante serviços prestados pelos JESUITAS para o Rio Grande do Sul e para a autodeterminação dos povos. 

Ao final foram entregues algumas fotos, ilustrações de São Lourenço do Sul e um exemplar do Livro do escritor lourenciano Jairo Scholl ( Navegadores da lagoa ).

Por sua vez Telmo de Lima Freitas nós retribui ensinando a arte de como fazer chapéu de couro de pança . Presenteou com  dois porongos de origem das terras dos Indios Guaranis,  um deles já com a abertura feita pelos ratos( comeram  a semente )  e outro porongo inteiro com as semente para o plantio.  

Com certeza as sementes, os causos e conselhos cultivados  produzirão num futuro próximo excelentes frutos.

Um comentário:

  1. Beleza Patrão Adelar,um quebra costela
    do amigo Wilson steinmetz

    ResponderExcluir